Captura do condicionamento gengival do perfil de emergência com guia de acrílico personalizado em espaços anteriores edêntulos extensos para implantes dentários

Captura do condicionamento gengival do perfil de emergência com guia de acrílico personalizado em espaços anteriores edêntulos extensos para implantes dentários

Compartilhar

Relato de caso descreve a inter-relação Periodontia/Prótese no condicionamento gengival do perfil de emergência em área estética.


AUTORES

Eric Jansen Fernandes Tinoco
Professor no Centro de Pós-graduação em Odontologia – Uningá.
Orcid: 0000-0002-8689-7685.

Marianny Arthur Martinez
Mestranda no Depto. de Periodontia – FOB/USP.
Orcid: 0000-0001-5724-0177.

Victor Fabrizio Cabrera Pazmiño
Depto. de Prótese do Programa de Ciências da Reabilitação – HRAC-USP.
Orcid: 0000-0002-8432-2319.

Eliana Aparecida Caliente
Residência multidisciplinar no Depto. de Odontologia – Hospital de Câncer de Barretos.
Orcid: 0000-0003-1593-8109.

Simone Soares
Professora assistente do Depto. de Prótese – FOB/USP; Professora assistente HRAC-USP.
Orcid: 0000-0003-0811-7302.

Valmir Campos Macarini
Professor assistente – Unoeste; Professor – Centro de Pós-graduação em Odontologia – Uningá.
Orcid: 0000-0002-1992-5199.


RESUMO

Uma paciente do sexo feminino com 63 anos de idade, desdentada parcial superior e inferior, manifestou inconformidade estética com as suas próteses provisórias. Assim, foi sugerido o condicionamento gengival da zona estética anterior com modificações da prótese provisória para correção do perfil de emergência, e a posterior confecção de uma prótese implantossuportada de metalocerâmica personalizada e fixada com parafusos para obtenção da passividade na prótese definitiva. A captura deste condicionamento foi obtida utilizando-se um guia de acrílico personalizado para espaços edêntulos amplos durante o processo de moldagem/transferência dos implantes dentários.

Palavras-chave – Gengiva; Perfil de emergência; Estética; Implante de prótese dentária; Técnica de moldagem odontológica; Condicionamento gengival.


ABSTRACT

A partially edentulous, 63 years-old female patient, presented extremely dissatisfied with her provisional prostheses. In this way, the gingival conditioning of the anterior esthetic zone was suggested to correct the emergency profile, along with a definitive, screw-retained, fixed implantsupported prosthesis for passivity of fit. The gingival conditioning was captured using a customized acrylic guide for large edentulous spaces throughout the impression/transferring process for dental implants.

Key words – Gingiva; Emergency profile; Dental esthetics; Dental implantation; Dental impression technique.


Recebido em mai/2019
Aprovado em ago/2019


Confira o artigo na íntegra: