Implantodontia brasileira: qualidade “made in Brazil”
Implantodontia brasileira em destaque: caso clínico mostra retalho total descolado após oito meses de cicatrização do enxerto ósseo e uso de membrana.

Implantodontia brasileira: qualidade “made in Brazil”

Compartilhar

Marco Bianchini apresenta caso clínico realizado com produtos nacionais que apresentam bons resultados e têm excelente embasamento científico.

Em um passado não muito distante, a Implantodontia brasileira era pautada apenas por produtos internacionais. Tanto clínicos quanto professores e pesquisadores utilizavam apenas produtos importados, já que somente eles apresentavam comprovações científicas adequadas, passando segurança a quem os utilizava. Este comportamento demorou muito a mudar, e isto ocorreu por dois principais motivos: o primeiro é que as empresas nacionais foram bastante lentas em apresentar resultados baseados em evidências científicas relevantes. O segundo é a eterna “síndrome do cachorro vira-lata”, um comportamento tipicamente brasileiro, de que não acredita em nada que é fabricado no Brasil.

Atualmente, a Implantodontia brasileira vive um belo momento, onde empresas nacionais que trabalham com implantes e seus produtos derivados vêm despontando, não só no Brasil, mas também internacionalmente. As publicações com produtos fabricados no Brasil estão cada vez mais presentes nos periódicos mundiais, e isto vai dando segurança, principalmente aos clínicos que querem utilizar um produto que não traga complicações para os seus pacientes e, consequentemente, aos especialistas, que são os responsáveis diretos pela utilização desses materiais.

Para enriquecer este debate sobre a Implantodontia brasileira e os fabricantes nacionais, eu trago aqui hoje um caso clínico bastante interessante, recheado de produtos nacionais que vêm apresentando bons resultados, com um excelente embasamento científico. As Figuras 1 a 14 ilustram este caso.

Certamente, há algumas décadas, este caso seria solucionado, preferencialmente, com produtos importados (implantes e biomateriais). Felizmente, para nosso orgulho, atualmente, estas situações clínicas já são resolvidas com tecnologia 100% nacional, sem qualquer prejuízo aos nossos pacientes.

As imagens que trouxemos aqui hoje são bastante elucidativas. Mesmo assim, o fragmento ósseo removido será enviado para uma avaliação histológica, a fim de trazer ainda mais riqueza no comportamento do biomaterial utilizado. Vale lembrar que, mesmo sem necessitar de travamentos muito altos (pois o implante Maestro possui alto poder de osseointegração), o travamento obtido no osso neoformado foi de 30 N, o que configura um osso com boa mineralização.

Tanto o implante quanto o biomaterial utilizados neste caso apresentam comprovações científicas publicadas internacionalmente, que estamos citando nas referências bibliográficas desta coluna. São estas pesquisas científicas que nos dão segurança para continuar utilizando estes produtos. Felizmente, o cirurgião-dentista brasileiro vem, a cada ano que passa, se interessando mais pelos resultados científicos publicados, fazendo com que a sua decisão de compra passe pelo crivo da ciência, e não apenas pela lábia do vendedor. Este comportamento vai fazendo com que as empresas nacionais invistam cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento. Assim, o “made in Brazil” com ciência vai destruindo a “síndrome do cachorro vira-lata”.

Referências

  1. Grossi-Oliveira G, Faverani LP, Mendes BC, Polo TOB, Mendes GCB, de Lima VN et al. Comparative evaluation of bone repair with four different bone substitutes in critical size defects. International Journal of Biomaterials [On-line]. Disponível em <https://doi.org/10.1155/2020/5182845>. Acesso em: 2020.
  2. Gehrke SA, Pérez-Díaz L, Mazón P, De Aza PN. Biomechanical effects of a new macrogeometry design of dental implants: an in vitro experimental analysis. J Funct Biomater 2019;10(4):47.

“Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: a paz vos seja multiplicada. Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque Ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim. Ele salva, livra e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; Ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões.” (Daniel 6:25-27)