Impacto da espessura do enxerto de tecido conjuntivo nos resultados cirúrgicos

Impacto da espessura do enxerto de tecido conjuntivo nos resultados cirúrgicos

Compartilhar

Seleção de artigos científicos de destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Paulo Rossetti (editor científico da revista) e Rafaela Videira (doutoranda em Clínica Odontológica/Periodontia – FOP/Unicamp) fizeram uma leitura crítica e comentada como proposta para ampliar nossos conhecimentos.

Impacto da espessura do enxerto de tecido conjuntivo nos resultados cirúrgicos: um ensaio clínico randomizado piloto

Moisa DH, Connolly JA, Cheng B, Lalla E. Impact of connective tissue graft thickness on surgical outcomes: a pilot randomized clinical trial. J Periodontol 2019;90(9):966-72.

Por que é interessante: determina o efeito da espessura do enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (ETCS), utilizado para o tratamento de recessão gengival.

Desenho experimental: 42 procedimentos de ETCS realizados em dentes com recessões únicas, classe I ou II de Miller, em pré-molares ou dentes anteriores de 30 indivíduos. As variáveis primárias foram: diferença na largura da zona de tecido queratinizado e a quantidade de cobertura radicular após três meses de pós-operatório no sítio receptor. As variáveis secundárias incluíram a alteração na espessura do tecido queratinizado após três meses e os resultados relatados pelo paciente, como dor, hemorragia e inchaço no sítio receptor e doador após sete, 14, 30 dias e três meses.

Os achados: não foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos para as variáveis primárias ou secundárias. A cobertura radicular média alcançada foi de 2,1 mm ± 0,2 mm no grupo de 1 mm de espessura e 2,5 mm ± 0,2 mm no grupo de 2 mm de espessura (p=0,33). A largura do tecido queratinizado foi aumentada em 2,2 mm ± 0,2 mm no grupo de 1 mm de espessura e 2,7 mm ± 0,3 mm no grupo de 2 mm de espessura (p=0,18). A espessura do tecido queratinizado foi aumentada em 1 mm ± 0,1 mm e por 1,2 mm ± 0,1 mm nos grupos de 1 mm e 2 mm de espessura, respectivamente (p=0,9).

Conclusão: a cobertura radicular e o aumento na largura e na espessura do tecido queratinizado podem ser obtidos após três meses, quando utilizado um ETCS de 1 mm ou 2 mm de espessura.

Veja o artigo original em: https://bit.ly/2m3BOBn