IN 2019: Implantodontia de excelência e sem fronteiras
O IN 2019 foi palco de uma jornada intensa, focada na inovação científica e em novas tecnologias.

IN 2019: Implantodontia de excelência e sem fronteiras

Compartilhar

Ao longo de quatro dias, mais de cinco mil participantes estiveram diante de novas tecnologias, inovação científica e aprimoramento de práticas clínicas no IN 2019.

Por Flavius Deliberalli e Renata Putinatti
Fotos: Panóptica Multimídia


Um novo capítulo na história da Implantodontia latino-americana foi registrado no IN 2019 – Latin American Osseointegration Congress. De 21 a 24 de agosto, o Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, foi palco de uma jornada intensa, focada na inovação científica e em novas tecnologias. Mais de 5.600 profissionais, de 27 estados brasileiros e dez países, marcaram presença no evento, que se destaca pela diversidade temática e alta qualidade de conteúdo envolvendo todas as áreas da reabilitação oral com implantes.

Ao longo de quatro dias, mais de 260 ministradores – dentre eles, 27 estrangeiros – de prestígio internacional compartilharam conceitos, abordagens e opções de tratamento, com o objetivo de orientar os participantes a seguirem o caminho das melhores práticas clínicas. “Tenho certeza de que a partir daqui nós teremos uma responsabilidade ainda maior no sentido de oferecer aos implantodontistas da América Latina as melhores possibilidades para o aprimoramento de seus conhecimentos”, avalia Dario Adolfi , presidente do IN 2019.

A consistente programação não deixou dúvidas de que a Odontologia está cada vez mais integrada. Para Oswaldo Scopin, vice-presidente do encontro, o IN se transformou em um congresso multidisciplinar, que abrange todas as disciplinas correlacionadas à Osseointegração. Isso foi comprovado através dos 23 cursos de imersão, seis mesas-redondas, mais de 170 conferências Direto ao Ponto, 11 Aulas Magnas e 15 atividades no formato de Plantão de Dúvidas. “O encontro contou com atividades que deram suporte a todos os que atuam nas áreas de Implantodontia, Periodontia e Prótese Dentária”, completa Sidney Kina, que também ocupou a função de vice-presidente do IN 2019.

O clima de alegria e entusiasmo vivenciado nos corredores e nas salas de aula revela que a comissão organizadora cumpriu o seu papel, no sentido de traduzir tendências e discutir os rumos das especialidades que são os pilares da Reabilitação Oral. “Temos a certeza de que a Implantodontia latino-americana sai fortalecida com mais esta edição do evento”, ressalta Haroldo Vieira, coordenador executivo do IN 2019.

Realizado pela VMCom e promovido pela ImplantNewsPerio, o encontro consegue conciliar, de forma equilibrada, uma programação científica de alta qualidade e boas oportunidades de negócio. Essa visão otimista contempla a satisfação das 98 empresas que formaram a ExpoIN 2019, exposição promocional que aconteceu integrada ao congresso. “A qualidade desta edição foi muito alta em todos os aspectos, desde o número de participantes até a programação científica e os produtos apresentados na ExpoIN”, avalia Wilson Sendyk, patrono do IN 2019.

Diante de tantos fatores positivos, Marco Antonio Bottino, presidente de honra desta edição, lembra sobre a importância de eventos desse nível, que servem de apoio à Ciência e estímulo às novas gerações de cirurgiões-dentistas. “Compartilhamos informações valiosas para serem colocadas em prática nos consultórios, por isso é oportuno que os profissionais da área já se programem para participar do IN 2021. Tenho certeza de que o conteúdo técnico e científico oferecido será impressionante”, justifica.

A próxima edição do IN – Latin American Osseointegration Congress já está confirmada para setembro de 2021 e terá o professor Francisco Todescan como presidente. A seguir, preparamos uma síntese de todas as atividades que aconteceram durante o IN 2019.