Nota de falecimento – Antônio Césio de Pádua Lima
A despedida de Césio de Pádua repercutiu entre os profissionais da Odontologia. (Imagem: divulgação)

Nota de falecimento – Antônio Césio de Pádua Lima

Compartilhar

Importante nome da Periodontia no Brasil, Césio de Pádua foi responsável pela fundação da primeira disciplina da especialidade no País, em 1959.

Lamentamos informar o falecimento de Antônio Césio de Pádua Lima, importante nome da Periodontia no Brasil. Ele foi o responsável pela fundação da primeira disciplina da especialidade no País, em 1959, pela PUC-Campinas, e do primeiro curso de especialização em Periodontia pela EAP/APCD, logo após participar de uma jornada científica nos Estados Unidos no ano anterior. Na época, a viagem de Césio tinha como objetivo a atualização de seus conhecimentos técnicos em próteses totais. Na prática, foi a oportunidade de conhecer – e trazer ao Brasil – uma nova e promissora especialidade.

Sucessor de Césio de Pádua na PUC-Campinas, o professor Hamilton Bellini destacou o pioneirismo do mestre na especialidade. “Ele foi o primeiro a introduzir no Brasil as bases da Periodontia moderna, passando a seguir fundamentos científicos. De fato, foi o primeiro a divulgar aquilo que, na época, foi muito contestado, mas a partir dos anos 1960 amplamente comprovado: a etiologia infecciosa da doença periodontal. Consequentemente, o primeiro a difundir os princípios de higiene oral como base do tratamento periodontal. Além disso, foi o primeiro a ensinar e divulgar o tratamento periodontal conservador e a defender que o periodontista deve ser um clínico geral e o responsável pela saúde bucal dos pacientes”, explicou.

A despedida de Césio de Pádua repercutiu entre os profissionais da Odontologia e, em especial, da Periodontia. “Perdemos hoje o pai da Periodontia brasileira. O Prof. Dr. Antônio Césio de Pádua Lima foi o mestre dos nossos mestres”, publicou Elcio Marcantonio Junior em suas redes sociais. Arthur Belém Novaes Jr também comentou a perda. “Meu grande mestre na PUC-Campinas. Não temos melhores profissionais em raspagem do que seus alunos. Vai com Deus, grande mestre”. Cesario Antonio Duarte seguiu a mesma linha. “Sem palavras para o primeiro periodontista do Brasil. Sua presença permanecerá entre todos nós, que militamos na especialidade”.

A periodontista Elaine Passos contou uma passagem pessoal com Césio de Pádua. “Nunca me esquecerei da aula que o professor Césio me deu em sua casa, em um sábado, a pedido do Dr. Vicente Souza Pinto. Tive o prazer e o privilégio de assistir a uma aula particular sobre furcas. Como se isso já não fosse suficiente, ainda me cedeu todo o material para que eu pudesse dar uma aula sobre o tema. Nunca me pediu absolutamente nada em troca, o fez apenas pelo prazer de levar conhecimento da Periodontia o mais longe possível. Toda a minha gratidão a esse professor tão especial”, comentou.

Amigo pessoal de Césio de Pádua ao longo de 60 anos, Hamilton Bellini destacou, ainda, o legado do professor para a Odontologia. “Césio de Pádua foi um exemplo de dedicação à Periodontia, de paixão pela profissão e pelo estudo, de dentista clínico, uma espécie em extinção. Também foi exemplo de humildade, de caráter e um grande exemplo de amigo. Sua perda é uma enorme tristeza”, finalizou.