Recomendações para cirurgiões-dentistas no surto de coronavírus
Os cirurgiões-dentistas tiveram suas atividades alteradas. Saiba o que fazer para seguir com os atendimentos odontológicos de maneira segura.

Recomendações para cirurgiões-dentistas no surto de coronavírus

Compartilhar

Confira as recomendações selecionadas pela nossa equipe diante da pandemia de coronavírus.

A pandemia de coronavírus (COVID-19), que fez milhares de vítimas ao redor do mundo, mudou drasticamente a rotina da população brasileira. Alguns profissionais tiveram suas atividades alteradas, como é o caso dos cirurgiões-dentistas, que lidam diretamente com os seus pacientes. Para seguir com os atendimentos odontológicos de maneira segura, os especialistas da área precisam de cuidados especiais.

O Journal of Dental Research publicou recentemente um estudo sobre as melhores práticas no atendimento odontológico durante o período de pandemia. Os editores científicos da revista ImplantNewsPerio reuniram as recomendações mais importantes para os profissionais da Odontologia. Confira:

Recomendações para cirurgiões-dentistas no atendimento odontológico

  • Siga rigorosamente os protocolos de biossegurança para proteção individual, esterilização de equipamentos, desinfecção de superfícies e descarte de resíduos.
  • Evite ou reduza os procedimentos que produzem respingos ou projeção de gotículas.
  • Se os procedimentos que levam ao respingo de gotículas forem inevitáveis, os profissionais precisam estar totalmente paramentados, incluindo protetor facial ou óculos de proteção.
  • Estabeleça um processo rotineiro de triagem para medir e registrar a temperatura de funcionários e pacientes.
  • Forneça ao paciente enxágue bucal antimicrobiano no início do tratamento, para reduzir o número de micróbios na cavidade oral.
  • Evite aglomerações na sala de espera. Nas regiões onde o surto é mais agudo, máscaras devem ser oferecidas aos pacientes.
  • As recomendações gerais também servem para os cirurgiões-dentistas e demais profissionais que trabalham no consultório, sobretudo na desinfecção das superfícies, limpeza das mãos, celulares, computadores etc.

Lembrete importante

Mesmo diante do surto de COVID-19, os procedimentos de emergência precisam de tratamento imediato.

Recomendações extraídas de estudo publicado recentemente no Journal of Dental Research, com pesquisadores da Wuhan University School & Hospital of Stomatology. Meng L, Hua F, Bian Z. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): emerging and future challenges for dental and oral medicine [On-line]. Disponível em <https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0022034520914246>. Acesso em: 16-3-2020.