Efeito inibitório da azitromicina na habilidade de aderência de Porphyromonas gingivalis

Efeito inibitório da azitromicina na habilidade de aderência de Porphyromonas gingivalis

Compartilhar

Seleção de artigos científicos de destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Paulo Rossetti (editor científico da revista) e Rafaela Videira (doutoranda em Clínica Odontológica/Periodontia – FOP/Unicamp) fizeram uma leitura crítica e comentada como proposta para ampliar nossos conhecimentos.

Kan P, Sasaki H, Inaba K, Watanabe K, Hamada N, Minabe M. Inhibitory effects of azithromycin on the adherence ability of Porphyromonas gingivalis. J Periodontol 2019;90(8):903-10.

Por que é interessante: investiga os efeitos de concentrações inibitórias submínimas (Cism) de azitromicina na aderência de Porphyromonas gingivalis, com foco na inibição da expressão de fímbrias e na atividade de hemaglutinina.

Desenho experimental: P. gingivalis ATCC 33277 foram incubados anaerobicamente com Cism de azitromicina a 37°C por agitação suave durante 18 horas. As células bacterianas foram colhidas e lavadas duas vezes com solução salina tampão fosfato (PBS); e as proteínas foram analisadas por eletroforese em gel de dodecil sulfato-poliacrilamida de sódio a 12% (SDS-Page) e western blotting.

Os achados: as Cism da azitromicina inibiram a expressão da proteína bacteriana 41-kDa e as atividades de hemaglutinina. O desaparecimento da expressão da proteína bacteriana 41-kDa e das fímbrias longas em 0,4 μg/ml, 0,2 μg/ml e 0,1 μg/ml de azitromicina foi confirmado por western blotting e por microscopia eletrônica da transmissão. A aderência de P. gingivalis a células epiteliais gengivais humanas foi reduzida por Cism de azitromicina em comparação com os níveis de aderência sem o antibiótico.

Conclusão: as Cism da azitromicina podem reduzir a aderência de P. gingivalis às células hospedeiras, inibindo a produção de fímbrias e atividades de hemaglutinina. Portanto, a azitromicina pode ser usada como um adjunto no tratamento da doença periodontal causada por P. gingivalis.

Clique aqui e veja o artigo original.