Artigo que abordou a nova macrogeometria do implante Maestro foi capa do Journal of Functional Biomaterials.
Grande lançamento da Implacil De Bortoli em 2019, o implante Maestro foi destaque na capa do Journal of Functional Biomaterials, revista científica internacional e interdisciplinar que publica regularmente artigos, análises e comunicados sobre aplicações de materiais para uso médico e odontológico. O motivo foi o trabalho desenvolvido por Sérgio Alexandre Gehrke e equipe, que abordou os efeitos biomecânicos de uma nova macrogeometria em design de implantes, como o utilizado no implante Maestro. Leia aqui a íntegra do artigo.
O artigo comparou o torque de inserção e de remoção, além do quociente de estabilidade de duas macrogeometrias de implantes. A nova macrogeometria foi desenvolvida com a ideia de evitar a compressão óssea durante a inserção do implante, sem que isso gerasse a perda da estabilidade inicial após a instalação da fixação.
Como conclusão, o trabalho mostra que a nova macrogeometria apresentou baixos valores de torque de inserção, sem afetar os valores do quociente de estabilidade primária do implante, além deles não diferirem em relação ao tratamento de superfície dos implantes testados. Também não foi encontrada correlação entre o torque de inserção e os valores do quociente de estabilidade primária medidos pelo dispositivo Osstell.
O artigo científico tem 14 páginas e foi publicado na edição de dezembro de 2019 do Journal of Functional Biomaterials. Sérgio Alexandre Gehrke contou com a colaboração de Leticia Pérez-Díaz, Patricia Mazón e Piedad N. De Aza para a produção do trabalho in vitro.