Iniciativa apoia cirurgiões-dentistas com conteúdos sobre biossegurança e gestão durante a pandemia

Iniciativa apoia cirurgiões-dentistas com conteúdos sobre biossegurança e gestão durante a pandemia

Compartilhar

Movimento “Conta Comigo” tem foco em biossegurança e gestão, e conta com o apoio do CFO e do Sebrae.

A pandemia do coronavírus (Covid-19) deve mudar a forma como a população enxerga os protocolos de preparação, prevenção e proteção em qualquer rotina de contato com outras pessoas e profissionais, inclusive nos consultórios odontológicos. Para preparar cirurgiões-dentistas e pacientes para essa retomada, o Grupo Straumann criou o movimento “Conta Comigo”, que oferece uma série de treinamentos gratuitos com foco em biossegurança e gestão, e realizados ao longo da segunda quinzena de abril e do mês de maio.

Detentor das marcas Neodent, Straumann, ClearCorrect e Yller, o Grupo Straumann América Latina tem o apoio institucional do Conselho Federal de Odontologia (CFO), científico do ITI Brasil e da Universidade Ilapeo, e parceria do Sebrae. Os treinamentos gratuitos são focados em duas frentes, que se complementam: biossegurança, com a atualização das boas práticas para o ambiente odontológico; e gestão, com orientações da administração organizacional e financeira das clínicas.

“O principal objetivo do movimento é promover a segurança dos pacientes e profissionais da Odontologia, pois sabemos que, dentro do contexto que vivemos hoje, novas rotinas de segurança precisaram ser adotadas para prevenir a transmissão da nova doença respiratória que circula. E a informação é fundamental, por isso foram criados um website e uma série de treinamentos on-line para orientar os profissionais neste momento”, conta Matthias Schupp, CEO da Neodent e EVP Straumann LATAM.

Boas práticas em biossegurança

No primeiro momento, uma série de treinamentos on-line tem foco no reforço de protocolos de biossegurança em quatro frentes: consultório, profissional, equipe auxiliar e paciente. Os conteúdos foram elaborados pelo presidente científico e fundador da Neodent, Geninho Thomé, pelo professor da UFPR e especialista em biossegurança, Sérgio Guandalin, pela cirurgiã bucomaxilofacial e implantodontista, Maria Claudia Vieira Guimarães, e pelo gerente de novos produtos e prática clínica da Neodent, Sérgio Bernardes. “Com a chegada de uma nova doença de tão rápida disseminação, é necessário reforçar e criar novas rotinas de segurança dentro dos consultórios, que já são reconhecidamente ambientes preparados para evitar qualquer tipo de transmissão de doenças. Queremos criar um movimento de reforço da importância da saúde bucal, treinar profissionais e tranquilizar pacientes quanto à biossegurança”, explica Geninho Thomé.

Além disso, cirurgiões-dentistas convidados vão abordar temas como o uso adequado dos equipamentos de proteção individual, as mudanças na rotina do paciente dentro do consultório e os novos desafios para os profissionais. Todos os assuntos estarão dentro dos três pilares do protocolo de biossegurança: preparação, prevenção e proteção. O paciente também será impactado pelos conteúdos com orientações para que possa se preparar para os atendimentos odontológicos e entender qual é o seu papel nesses cuidados.

Parceria Sebrae: como liderar a clínica nesse contexto

Na segunda fase do projeto, os treinamentos serão conduzidos pelas equipes do Sebrae e terão foco no negócio dos dentistas. Os profissionais poderão participar de uma grade completa envolvendo assuntos de finanças e outras orientações para a rotina administrativa dos consultórios. “O momento é de reorganização para toda a sociedade. É fundamental que os dentistas estejam preparados para todos os reflexos que a pandemia de Covid-19 trouxe e ainda deve trazer. E a rotina administrativa e de finanças faz parte disso”, diz Slahedinne Zidi, vice-presidente de marketing e educação.

Os webinars seguem até o dia 22 de maio. As apresentações acontecem sempre às 17h. Clique aqui para fazer sua inscrição no site. E aqui para conferir a programação completa.