Desenvolvido e patenteado pela Conexão, o Perio One Base é um conceito de abutment revolucionário para prótese sobre implantes que atua como um link adaptado a várias marcas de implantes disponíveis no mercado.
Vivemos um momento inovador na Implantodontia, no qual a tecnologia é uma aliada de cirurgiões-dentistas e pacientes que buscam resultados estáveis, com excelente selamento periodontal e estética perfeita. Pensando em suprir essas necessidades e ainda simplificar o dia a dia do clínico e do laboratório, a Conexão Sistemas e Próteses desenvolveu o componente Perio One Base.
Trata-se de um novo conceito restaurativo para prótese sobre cone-morse que preserva a fixação dos tecidos moles, atuando como uma base periodontal para vários sistemas de implantes, não importando o fabricante e o diâmetro. O tecido mole permanece inalterado durante a moldagem digital ou convencional, enquanto a base fica em posição durante a colocação de pilares de cicatrização temporário e final.
Segundo Rodolfo Candia, presidente da Conexão, hoje, o diferencial de uma empresa está em entregar um produto que apresente precisão, comprovação científica e comprovação clínica, oferecendo ao dentista uma solução que possa ser assimilada rapidamente e que resulte em agilidade, previsibilidade e longevidade do trabalho. “Com o componente Perio One Base, a Conexão atende a todos esses desejos e ainda aprimora o conhecimento dos clínicos de forma simples. Foram dez anos de estudo dos recursos digitais em Implantodontia para chegar ao Perio One Base”, destaca.
Com corpo reduzido – diâmetro de 3,8 mm –, esse componente conta com quatro opções de alturas de base (0,9 mm; 1,5 mm; 2,5 mm; e 4 mm) e otimiza os resultados estéticos unitários e múltiplos nas regiões anteriores e posteriores. Seu encaixe em forma de vale entre a base e os pilares cria uma mecânica macho e fêmea monobloco de alta precisão, o que gera ótimos resultados em curto e longo prazo. Outro fator positivo é a intercambialidade entre todos os pilares, que pode ser realizada a qualquer momento sem alterar o periodonto.
Para Candia, o Perio One Base é a resposta para muitas perguntas que fazem parte do dia a dia dos profissionais de Odontologia. “O paciente quer agilidade, precisão e ficar feliz no final do tratamento – e é exatamente isso que ele terá. O dentista tem à disposição uma solução mais assertiva que, consequentemente, demandará menos retornos do paciente. Em outras palavras, ele se torna mais produtivo”, afirma.
As malhas digitais dessa novidade estão registradas por meio do Precision CAD/CAM V3 nas bibliotecas 3Shape, Exocad e Planmeca, por isso pode ser utilizada em qualquer país além do Brasil. “Isso é ser digital, é estar ligado a uma inteligência artificial que pode ser usada em qualquer lugar do mundo, rompendo fronteiras, agregando valores e previsibilidade”, adiciona Candia.
UMA SOLUÇÃO PARA MUITOS CASOS
Como o Perio One Base é um componente que se adapta a qualquer sistema cone-morse, todo o processo ficou mais simples: desde o momento da colocação do implante até a finalização. Além disso, ele é indicado para qualquer região da boca, seja anterior ou posterior, para próteses unitárias ou múltiplas.
Por exemplo, o planejamento para carga imediata na região anterior pode ser realizado em apenas quatro passos. Após fixar e posicionar o implante no mínimo 4 mm da margem gengival da futura coroa, basta selecionar e posicionar o pilar Perio One Base entre 1,5 mm e 2 mm abaixo da margem gengival estética, finalizando a instalação com torque de 30 Ncm. A seguir, é hora de confeccionar a coroa provisória utilizando os componentes temporários de titânio, para preservar o contorno gengival original, e fazer o escaneamento digital com o pilar Scan Conect PB/S para confecção de modelo impresso 3D, que criará o desenho CAD na biblioteca Precision CAD/CAM V3. Por fi m, vem a instalação da prótese definitiva estética, confeccionada com o pilar de titânio TiBase ou Ditect Base de zircônia no ambiente CAD/CAM e parafusada com até 25 Ncm de torque.
O Perio One Base utilizou o melhor da Engenharia mundial, mas nas precisões e medidas que a Odontologia necessita. “Ao estudar a engenharia mecânica alemã e norte-americana, a Conexão conseguiu desenvolver essa solução e torná-la uma realidade na Implantodontia. Ela está totalmente consolidada para um periodonto que precisa ter selamento para o implante e para o dente”, explica o presidente da empresa.
Malhas digitais Precision V3 CAD/CAM já disponíveis nas bibliotecas 3Shape e Exocad. (Foto: divulgação)
Com o projeto Perio One Base, dentistas e laboratórios se equilibram na área biológica e podem focar o trabalho no processo estético final. Como esse componente resolve o fator iatrogênico de união e precisão para funcionar biomecanicamente, o profissional terá mais tempo para avaliar e planejar pontos de contato, oclusão e estética. Além disso, a geometria dos componentes digitais pré-definida por engenharia no programa de CAD possibilita que o laboratório se preocupe somente com a escolha da anatomia externa e com materiais estéticos para coroas e estruturas produzidas em CAM. “A Conexão entrou em um platô digital que entrega para o mundo uma solução que harmoniza dentista e laboratório. Todos os dentistas poderão obter o mesmo resultado, sejam mais novos ou mais experientes na profissão”, resume Candia.
João Vaiano, diretor comercial da Conexão, lembra que nos últimos anos a empresa vem inovando e desenvolvendo produtos com a alta tecnologia na área digital. “Esse lançamento complementa outras iniciativas, como a biblioteca Precision CAD/CAM V3 para todos os sistemas de implantes, o novo kit para cirurgia guiada Speed Guide, o componente Scan Conect para implantes e pilares, e os análogos digitais para impressão 3D. O Perio One Base ganha destaque porque os profissionais podem planejar a prótese parafusada, cimentada, múltipla ou unitária utilizando um único tipo de abutment, o que facilita o fluxo digital completo da cirurgia. A empresa conseguiu simplificar os planejamentos e padronizar a técnica de interação entre os dentistas e os técnicos de prótese dentária”, salienta.
PALAVRA DOS ESPECIALISTAS
Da esquerda para a direita, Rodolfo Candia, Luis Calicchio e Gustavo Giordani.“Usamos essa solução com muita rotina e é a inovação da Conexão para casos sobre implantes. Oferece o benefício do conceito one abutment at one time, no qual, ao usar um componente tipo cone-morse com desenho plataforma switching e design cônico transmucoso, pode ser feita a instalação do implante e a colocação do Perio One Base como um link, com o objetivo de não mexer mais nesse conjunto ou não desconectá-lo. Portanto, todo trabalho protético acaba sendo supraósseo, que traz uma vantagem muito grande em relação à manutenção e estabilidade óssea cervical ao redor do implante. Além disso, o Perio One Base permite que o dentista tenha uma conexão única dentro do consultório, pois faz com que todos os sistemas de implantes se tornem uma plataforma única, independentemente da marca. Isso diminui a necessidade de ter componente de todas as empresas”, afirma o periodontista Gustavo Giordani.
“Um dos grandes problemas na Odontologia Digital eram casos sobre implantes, por não terem uma solução restauradora favorável – embora já tivéssemos diversas soluções para a parte cirúrgica. Também, como cada empresa tem um scanbody para cada implante, os dentistas precisam de um enorme conjunto para atender os pacientes. Mesmo depois de escaneado, às vezes, o laboratório não conseguia executar o serviço porque não tinha a biblioteca desse scanbody dentro do software de desenho. Por isso, o Perio One Base é uma solução muito inteligente, pois facilita todo o fluxo restaurador digital. Ao instalar o Perio One Base, independentemente da marca do implante, haverá compatibilidade com o mesmo scanbody. Essa solução foi essencial para a plataforma on-line UDLab, que lida com inúmeros dentistas e diversos níveis de entendimento do fluxo restaurador. Ficou muito mais fácil padronizar e mandar as informações para o laboratório, que agora consegue executar os trabalhos com mais agilidade. O Perio One Base é um facilitador de processo dentro da UDLab, fazendo com que o dentista seja muito mais rápido e que o laboratório seja muito mais assertivo. Por essa razão, o adotei como nossa sugestão restauradora dentro da plataforma para a prótese sobre implante”, comenta Luis Calicchio, protesista e fundador da UDLab.