fbpx
Plenum: uma pioneira made in Brazil

Plenum: uma pioneira made in Brazil

Compartilhar

Concebida nos moldes da Indústria 4.0, a Plenum Bioengenharia é a primeira empresa a ser homologada para produzir substitutos ósseos pelo processo de manufatura aditiva.

Por Paula Andrade e
Renata Putinatti

Ao que tudo indica, a Plenum Bioengenharia chegou ao mercado para ser uma referência real em Odontologia Digital. A companhia acaba de abrir as portas e promete revolucionar a Implantodontia com o desenvolvimento de biomateriais sintéticos e implantes feitos por processo de manufatura aditiva (impressão 3D). “Somos pautados na seriedade, honestidade e lisura, com a ideia de fornecer uma vida melhor ao paciente. Concebida nos moldes da Indústria 4.0, a empresa abriga um meio de produção de tecnologia nova com um trabalho igualmente novo, idealizado ao longo dos últimos dez anos”, revela Jamil Shibli, implantodontista e um dos sócios da Plenum.

Desde o início, a ideia foi aglutinar as melhores mentes para obter ótimos resultados, sem ganância comercial. Ao todo, a empresa possui seis líderes: além de Shibli, há outros dois cirurgiões-dentistas – Alberto Blay e Samy Tunchel –, dois médicos e um CFO, oriundo do mercado financeiro.

“Contamos com um dream team de engenheiros, químicos, cirurgiões-dentistas e médicos muito bem capacitados e treinados”, informa Shibli, enfatizando a importância da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento.

Abusando da alta tecnologia, a nova companhia oferece implantes produzidos por manufaturas aditivas e biomateriais sintéticos que dispensam qualquer matéria-prima de origem animal. Um dos pontos altos fica por conta dos implantes customizados elaborados em impressoras 3D. Anteriormente, o processo de personalização era bastante oneroso, porém, com as técnicas atuais de manufatura aditiva, é possível reduzir consideravelmente os custos, ao mesmo tempo em que se eleva a qualidade. “Isso é importante para o mercado brasileiro e mundial. Até o momento, somos a única empresa diretamente voltada para esse tipo de produção no mundo. Fomos planejando tudo da melhor maneira, a partir dos conhecimentos que tínhamos como cirurgiões-dentistas”, acrescenta Shibli.

Sediada em Jundiaí (SP), a Plenum já disponibiliza seu portfólio para todo o território nacional. Os produtos contam com rastreabilidade dentro e fora da fábrica, além disso são checados duas vezes com instrumentos digitais de aferição, como o laser. “Hoje, o termo Odontologia Digital se popularizou. O próximo nível é a Engenharia Tecidual e sempre tentamos estar um passo à frente”, enfatiza Shibli.

Fechar Menu