fbpx
Reabilitação maxilar com menor morbidade e maior acurácia utilizando planejamento digital e cirurgia guiada

Reabilitação maxilar com menor morbidade e maior acurácia utilizando planejamento digital e cirurgia guiada

Compartilhar

Estudo relata a precisão e vantagens da cirurgia guiada na colocação de implantes dentários, por meio de um relato de caso.

AUTORES

Thiago Postingher
Graduando em Odontologia – Centro Universitário da Serra Gaúcha.
Orcid: 0000-0003-3374-6231.

Daniel Galafassi
Doutor em Dentística Restauradora – Forp/USP.
Orcid: 0000-0002-6738-4008.

Irani Zanettini
Mestra em Cirurgia Bucomaxilofacial – Ulbra.
Orcid: 0000-0002-0450-6696.

Leonardo Matos Santolim Zanettini
Mestre e doutorando em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – PUCRS.
Orcid: 0000-0002-2907-9053.

Leonardo de Cesero
Doutor em Odontologia – PUCRS.
Orcid: 0000-0002-7781-0808.

Carlos Eduardo Gazolla Zanettini
Especialista em Implantodontia – ABO/SC; Mestre em Implantodontia – SLMandic.
Orcid: 0000-0002-8255-1118.

RESUMO

Nos dias atuais, a reabilitação de pacientes com o uso de implantes dentários é uma opção de tratamento muito utilizada. Com a técnica de cirurgia guiada, esta opção de tratamento proporciona um procedimento minimamente invasivo, sem necessidade de retalho e melhor pós-operatório para o paciente. Esse procedimento é realizado por meio de um guia cirúrgico que reproduz a posição virtual do implante conforme planejamento sobre os dados sobrepostos de uma tomografia computadorizada (imagem em DiCom) e modelo virtual (imagem em STL). Com o auxílio de um software específico de computador, é possível realizar o procedimento virtualmente e com alto grau de precisão. O objetivo do presente estudo é relatar a precisão e vantagens na utilização da cirurgia guiada na colocação de implantes dentários, por meio de um relato de caso no qual realizou-se a técnica em uma reabilitação total da arcada superior. Concluiu-se que a cirurgia guiada e o planejamento virtual proporcionaram ao procedimento maior grau de precisão na inserção do implante, maior previsibilidade e acurácia, demonstrando ser uma técnica mais segura quando comparada com a técnica convencional.

Palavras-chave – Implantes dentários; Cirurgia assistida por computador; Reabilitação bucal; Prótese dentária fixada por implante.

ABSTRACT

Nowadays, rehabilitation of patients using dental implants is a widely used treatment option. With the guided surgery technique, this treatment option provides a minimally invasive flapless procedure and better postoperative outcomes. This procedure is performed by means of a surgical guide that reproduces the virtual implant position as planned on the overlapping data from a computed tomography (DICOM file) and virtual model (STL file). With the aid of computer-specific software, the procedure can be performed virtually and with a high degree of accuracy. The aim of the present study is to report the accuracy and advantages of guided surgery in dental implant placement, through a medical report in which the technique was performed for total rehabilitation of the upper arch. It was concluded that guided surgery and virtual planning provided the procedure with a higher degree of implant insertion precision, greater predictability and accuracy, proving to be a safer technique when compared with the conventional technique.

Key words – Dental implants; Computer assisted surgery; Oral rehabilitation; Dental prosthesis implant-supported.

Recebido em dez/2019
Aprovado em dez/2019

Fechar Menu