Terapia anti-infectiva de mucosite peri-implantar com liberação adjunta de gel de hipoclorito de sódio: um estudo clínico randomizado triplo-cego controlado de seis meses

Terapia anti-infectiva de mucosite peri-implantar com liberação adjunta de gel de hipoclorito de sódio: um estudo clínico randomizado triplo-cego controlado de seis meses

Compartilhar

Artigo avalia os efeitos da liberação do gel de hipoclorito de sódio (NaOCl) como tratamento adjuvante da mucosite peri-implantar.

Seleção de artigos científicos de destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Paulo Rossetti (editor científico da revista) e Rafaela Videira (doutoranda em Clínica Odontológica/Periodontia – FOP/Unicamp) fizeram uma leitura crítica e comentada como proposta para ampliar nossos conhecimentos.

Iorio-Siciliano V, Blasi A, Stratul SI, Ramaglia L, Sculean A, Salvi GE et al. Anti-infective therapy of peri-implant mucositis with adjunctive delivery of a sodium hypochlorite gel: a 6-month randomized triple-blind controlled clinical trial. Clin Oral Investig 2019 Aug 21.

Por que é interessante: avalia os efeitos da liberação do gel de hipoclorito de sódio (NaOCl) como tratamento adjuvante da mucosite peri-implantar.

Desenho experimental: 46 indivíduos com 68 implantes diagnosticados com mucosite foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos de tratamento. Antes do debridamento mecânico, um gel de hipoclorito de sódio foi aplicado subgengivalmente nos implantes do grupo-teste, enquanto os implantes do grupo-controle receberam um gel placebo. A aplicação de ambos os géis de teste e placebo foi repetida cinco vezes no início do estudo. A variável primária do resultado foi a redução na profundidade de sondagem (PS) no baseline e aos seis meses.

Os achados: após seis meses, a média de PS diminuiu significativamente de 3,93 ± 1, 9 mm para 3, 4 ± 0,46 mm no grupo-teste (p=0,1) e de 3,68 ± 0,85 mm para 3,7 ± 0,58 mm no grupo-controle (p=0,1). Não houve diferença estatisticamente significante (p=0,53) em relação às alterações de OS, desde o início até seis meses entre o grupo-teste (0,88 ± 1,4 mm) e o grupo-controle (0,61 ± 0,75 mm). O número de implantes com sangramento a sondagem (SS) diminuiu significativamente de 33 para 18 no grupo-teste (p=0,1) e de 34 para 23 no grupo-controle (p=0,1) após seis meses.

Conclusão: as alterações na OS, desde o início até seis meses, não foram estatisticamente significantes entre os grupos. A resolução completa da inflamação da mucosa não foi alcançada com nenhuma das terapias.


Veja o artigo original em: https://bit.ly/3batzIg