Uma mensagem aos leitores do futuro

Uma mensagem aos leitores do futuro

Compartilhar

O isolamento social pelo coronavírus (Covid-19) no Brasil fez com que um novo editorial fosse produzido para a revista ImplantNewsPerio.

Esta edição da ImplantNewsPerio é uma viajante do tempo. O tema da matéria de capa foi definido em agosto de 2019 e seu o conteúdo redigido entre os saudosos meses de janeiro e fevereiro de 2020. Os artigos originais são fruto de pesquisas realizadas entre 2018 e 2019, submetidas à nossa equipe no segundo semestre do ano passado. As demais matérias jornalísticas e as seções assinadas pela nossa equipe de colunistas foram escritas entre fevereiro e a primeira quinzena de março. Por fim, quando tudo está pronto, a equipe da VMCom faz a revisão de todos os materiais e envia para a gráfica. Mas, espere! Precisamos de um novo texto para o editorial, pois estamos em 20 de março – a primeira semana de isolamento social pela chegada do coronavírus (Covid-19) no Brasil – e o mundo está de pernas para o ar.

Sobre esse assunto, no entanto, não temos informações novas para compartilhar com você, leitor, já que você está no futuro e nós no passado. Só temos dúvidas e incertezas.

Por quanto tempo ficaremos presos em nossas casas? O isolamento social irá conter o avanço do vírus? Como o sistema de saúde brasileiro absorverá tantos pacientes simultaneamente? Quanto tempo teremos de esperar até que surja uma vacina ou um tratamento eficaz?

Somos todos profissionais de Saúde e entendemos um pouco melhor do que o resto da população como essas coisas funcionam. Será que as autoridades de Saúde estão fazendo o necessário para superar essa crise? Depois do isolamento, ainda teremos uma desaceleração econômica para enfrentar. Nenhum de nós sente-se à vontade quando não tem controle sobre o próprio futuro e está apenas no papel de passageiro.

Enfim, aqui no passado, em 20 de março de 2020, nossas perspectivas nos colocam diante de um precipício de mudanças que relutamos em aceitar. Estamos preocupados com o futuro do País. Mais do que isso, tememos por nossa própria família, nossos filhos, maridos, esposas, pais, avós, tios e todos aqueles que amamos.

Na parada final dessa máquina do tempo, se por acaso você estiver lendo esse texto depois de alguns meses ou anos, deve estar se lembrando de como foram loucos os primeiros dias da quarentena e de todas as preocupações que nos tiraram o sono. Ao revisitar mentalmente esse passado doloroso, esperamos que você abra um sorriso e pense: “a gente ainda não sabia naquela época, mas tudo terminou bem no fim das contas”.

Confira os editoriais de outras edições da revista ImplantNewsPerio.