Implacil De Bortoli inicia uma nova era para as pesquisas sobre osseointegração
Implacil De Bortoli também comemorou importante participação no Ciosp.

Implacil De Bortoli inicia uma nova era para as pesquisas sobre osseointegração

Compartilhar

Além de pesquisas sobre osseointegração, a Implacil De Bortoli comemora entrada no mercado dos EUA e importante participação no Ciosp.

A Implacil De Bortoli alcançou mais um feito importante que consagra sua trajetória na Implantodontia: é a primeira empresa brasileira a ter seu implante estampado na capa de uma revista internacional de alto fator de impacto.

Essa conquista é resultado do estudo encabeçado por Sérgio Gehrke, intitulado Biomechanical effects of a new macrogeometry design of dental implants: an in vitro experimental analysis e publicado no Journal of Functional Biomaterials. A pesquisa avaliou o desempenho do novo implante Maestro em relação à velocidade e capacidade de osseointegração. Isso porque, diferentemente das opções disponíveis no mercado, o Maestro possui uma nova geometria, com canais transversais às roscas presentes no corpo do implante. Com esse desenho inédito, a inserção do implante promove menor pressão ao tecido ósseo e favorece o processo cicatricial.

Esta geometria potencializa o estabelecimento de câmaras de cicatrização, propiciando melhor organização tecidual inicial e osteogênese por contato, tornando o processo de osseointegração mais rápido.

Para Nilton De Bortoli Jr., diretor científico da Implacil De Bortoli, essa comprovação representa uma quebra de paradigma na Implantodontia, já que as pesquisas para melhorar a osseointegração eram sempre em torno do tratamento da superfície do implante. “As espiras com cortes transversais possibilitam a circulação sanguínea e promovem maior irrigação, que favorece a carga precoce e a osseointegração muito mais rápida. Isso aconteceu em um momento em que globalmente estamos tentando melhorar a performance de osseointegração. Esse achado refletirá em mudança no patamar de pesquisas mundiais. Fazer parte disso é um orgulho para os brasileiros e para a Implacil De Bortoli, pois mostra que nossos investimentos em pesquisas são bem direcionados e estão sendo prestigiados”, ressalta.

Sérgio Gehrke, que é doutor em Biologia Celular e Molecular, enfatiza que, alterando a forma do implante e criando novas macrogeometrias, altera-se e melhora a osseointegração. É possível diminuir o tempo de espera para carregar o implante, integrando-o mais rápido e aumentando a quantidade de ossificação ao seu redor, o que beneficia também áreas com osso de baixa qualidade. “Isso é um grande impacto na Implantodontia, porque muda a maneira de pesquisar. Agora, os estudos vão buscar novas alternativas e modelos de implantes que possam aprimorar essa osseointegração, da mesma forma que foi feito com o Maestro”, explica.

Novamente, a Implacil De Bortoli proporciona resultados clínicos baseados em pesquisa, trazendo para a Implantodontia um novo rumo nas pesquisas que visam melhorar e aumentar a osseointegração dos implantes.

SUGESTÃO DE LEITURA

Gehrke SA, Pérez-Diaz L, De Aza PMPN. Biomechanical effects of a new macrogeometry design of dental implants: an in vitro experimental analysis. Funct Biomater 2019;10(47). DOI:10.3390/jfb10040047.

Implacil De Bortoli desembarca no território norte-americano

Com aprovação do FDA, empresa brasileira está legalmente autorizada a comercializar produtos nos Estados Unidos.

O processo de internacionalização da Implacil De Bortoli segue em ritmo acelerado. Em mais uma conquista importante de sua trajetória, a empresa recebeu aprovação do FDA (Food and Drug Administration) para entrada no mercado norte-americano de implantes dentários. O órgão governamental dos Estados Unidos é responsável pelo controle de medicamentos, biofarmacêuticos, cosméticos e dispositivos médicos, entre outros.

Com esta resolução, a Implacil De Bortoli torna-se a terceira fabricante brasileira de implantes dentários legalmente autorizada a comercializar produtos em território norte-americano. “É uma conquista ímpar e coroa o trabalho que a Implacil De Bortoli vem realizando ao longo de todos esses anos. É motivo de orgulho estar presente em um mercado tão grande e tão importante.

Também, já existia uma demanda de profissionais solicitando nossos produtos nos Estados Unidos, por serem conhecidos no mundo todo pelas pesquisas desenvolvidas”, afirma Nilton De Bortoli Jr, diretor científico da Implacil De Bortoli.

Segundo Aluizio Canto, CEO da Implacil De Bortoli, foi preciso atender a uma série de determinações. “É compulsório atender aos requisitos de cada agência reguladora, demonstrando padronização entre as empresas detentoras dos registros. As exigências técnicas determinam não só um sistema robusto de garantia da qualidade, mas também focam em pontos específicos quanto à segurança, uso e pós-uso do produto. Todo sistema deve ser periodicamente gerenciado: desde o projeto, a matéria-prima, processos produtivos, incluindo a validação de processos especiais, da embalagem até a venda ao cliente final. Cada etapa é minuciosamente verificada para que o produto atenda a todos os requisitos necessários”, detalha.

A companhia exporta para toda a América do Sul e para países europeus, como Portugal, Espanha e Itália. A chegada aos Estados Unidos é considerada um marco para a Implacil De Bortoli, que promete aumentar a produção e a comercialização de seus principais produtos. A expectativa é de um crescimento de 100% em relação à comercialização atual para a Europa e América do Sul.

Participação marcante no maior congresso brasileiro

Inesquecível. É assim que Nilton De Bortoli Jr. resume a participação da Implacil De Bortoli na edição 2020 do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo – Ciosp, que aconteceu de 29 de janeiro a 1o de fevereiro na capital paulista. O evento é considerado referência no mercado internacional e o maior congresso de Odontologia do Brasil. Dessa forma, a empresa aproveitou para mostrar sua linha de produtos e apresentar novidades, como o implante Maestro e a Linha Ideale.

Segundo Nilton De Bortoli Jr., a companhia inovou com o estande clean, moderno, aberto e que possuía como principal característica o traçado que remetia às espiras de um implante. “Éramos um dos maiores estandes da feira e o planejamos especialmente para poder receber os usuários da Implacil De Bortoli, que são profissionais que buscam produtos de qualidade”, ressalta.

Ao longo dos quatro dias de evento, a movimentação por lá foi intensa, com milhares de congressistas interessados em saber mais sobre os produtos. Pensando no aprimoramento dos profissionais, havia salas de aula no estande, onde foram ministrados mais de 50 cursos e ainda exibições de vídeo em 3D. “A Implacil se posiciona como uma empresa diferenciada, que foca em pesquisa e na qualidade do produto. Nosso objetivo era transmitir isso a todos os clínicos que nos visitaram”, finaliza Nilton De Bortoli Jr.