Ministério da Saúde regulamenta atendimento odontológico no SUS
Ministério da Saúde recomenda a priorização de medidas preventivas. (Imagem: divulgação)

Ministério da Saúde regulamenta atendimento odontológico no SUS

Compartilhar

O conteúdo da nota do Ministério da Saúde sobre o atendimento no SUS chancela as recomendações do CFO, encaminhadas via ofício no último dia 16 de março.

 

O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (20/3), uma nota que regulamenta o atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde frente ao cenário do coronavírus (Covid-19). A orientação do ministério é pela suspensão dos atendimentos odontológicos eletivos, mantendo-se apenas o atendimento das urgências odontológicas.

A nota recomenda a priorização de medidas preventivas para evitar a propagação do coronavírus, com os cirurgiões-dentistas trabalhando em sintonia desde o acolhimento e triagem clínica até a avaliação de sintomas e definição de casos. Além disso, o profissional deve atentar-se para os processos de desinfecção, esterilização e limpeza dos instrumentais, equipamentos e ambientes.

Ainda de acordo com a nota, os profissionais de Odontologia também passam a compor a equipe que realizará ações de fast-track Covid-19, na fase de avaliação de sintomas e notificação aos profissionais de enfermagem. Desta forma, os cirurgiões-dentistas reforçam as equipes que assegurarão que os usuários com quatro sinais e sintomas de síndrome gripal sejam atendidos no melhor tempo possível, com responsabilidade e efetividade. Para isso, o ministério pede articulação entre os profissionais de saúde bucal e a equipe de Atenção Primária à Saúde.

O conteúdo da nota do Ministério da Saúde chancela as recomendações do CFO, encaminhadas via ofício ao Ministério da Saúde no último dia 16 de março, para conter o contágio e contribuir de forma preventiva com a saúde dos profissionais de Odontologia e da sociedade.

Leia aqui o conteúdo na íntegra.