Seleção de artigos científicos de destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Paulo Rossetti (editor científico da revista) e Rafaela Videira (doutoranda em Clínica Odontológica/Periodontia – FOP/Unicamp) fizeram uma leitura crítica e comentada como proposta para ampliar nossos conhecimentos.
El Kholy K, Lazarin R, Janner SFM, Faerber K, Buser R, Buser D. Influence of surgical guide support and implant site location on accuracy of static computer-assisted implant surgery. Clin Oral Implants Res 2019;30:1067-75.
Por que é interessante: investiga o efeito da quantidade de suporte que é dada ao guia cirúrgico para pacientes parcialmente edêntulos na angulação dos implantes dentários.
Desenho experimental: 375 réplicas inseridas em 85 modelos de estudo. Os locais de suporte para o guia cirúrgico foram divididos em: todos os dentes, apenas quatro dentes, três dentes ou dois dentes. Cada modelo de estudo incluía três situações unitárias, um sítio de extração e dois implantes colocados em uma situação de extremo livre distal. Foi feita a comparação do desvio angular entre os implantes (planejamento virtual e a situação real após a colocação).
Os achados: a precisão do guia cirúrgico foi afetada significativamente pelo número e tipo de dentes usados para suporte. Os guias apoiados em quatro dentes não foram diferentes dos guias apoiados em todos os dentes. Guias apoiados em dentes posteriores mostraram maior nível de acurácia quando comparados aos guias com suporte em dentes anteriores. Guias com situação de extensão distal mostraram maior valor de desvio nos implantes dentários.
Conclusão: quatro dentes para apoio do guia fornecem a mesma acurácia do que um guia com apoio total na arcada.