Neodent dá grandes passos para alcançar grandes metas
Matthias Schupp, CEO da Neodent e vice-presidente executivo do Grupo Straumann. (Fotos: divulgação)

Neodent dá grandes passos para alcançar grandes metas

Compartilhar

Grupo Straumann comemora a duplicação da capacidade produtiva da Neodent e planeja metas ambiciosas para 2020.

Por Paula Andrade e
Renata Putinatti

Fenomenal: essa é a definição de Matthias Schupp, CEO da Neodent e vice-presidente executivo do Grupo Straumann, para o resultado das duas empresas no Brasil e no mundo. As regiões que mais impulsionaram o crescimento são Estados Unidos e América Latina, esta última representando 18% de incremento no primeiro semestre de 2019. “Sabemos que 85% do desempenho da América Latina vêm do Brasil, um país forte para todo o grupo e que tende a seguir esse bom desempenho. Já na Colômbia, Peru, Argentina e Chile chegamos em 2015, portanto ainda são mercados bastante novos. Também apresentamos resultados positivos no México, onde atuamos há 15 anos, com crescimento de 45%. Apesar de vivermos uma depressão no mercado em geral, mantemos a elevação de dois dígitos na América Latina, o que é bastante expressivo”, enfatiza Schupp.

Para o alemão, além do tripé disponibilidade de produto, distribuição e preço competitivo, o segredo para continuar expandindo na América do Sul é investir em qualidade e inovação. Assim sendo, os lançamentos não param. O mais recente produto leva o nome de BLX e promete revolucionar os implantes para carga imediata, trazendo mais segurança ao tratamento e maior estabilidade primária. Desenvolvido pelo israelense Ophir Fromovich, já é um sucesso na Europa e nos Estados Unidos. “Estamos muito orgulhosos por finalmente ter os novos produtos imediatamente no Brasil – ao contrário do que acontecia antes, quando a Straumann lançava uma novidade na Europa e somente dois ou três anos depois chegava aqui. Isso demonstra a importância que o Brasil tem para a empresa”, destaca Schupp. A intenção da companhia com o BLX é galgar espaço entre o público premium, abocanhando mais 10% dessa fatia no Brasil e 30% nos Estados Unidos.

Novo implante BLX.


A IMPORTÂNCIA DA NEODENT

No início de 2019, o Grupo Straumann assumiu totalmente o controle da Neodent. Como previsto pela companhia suíça, a marca brasileira contribuiu enormemente para o desempenho superlativo alcançado recentemente. “Sempre que perguntam qual foi o segredo da Straumann para ter triplicado os resultados nos últimos anos, a resposta é: o comando do CEO Marco Gadola e, como o próprio Thomas Straumann diz, a aquisição da Neodent e sua internacionalização”, revela Schupp.

Em 2014, quando foi adquirida parte da Neodent, a meta era torná-la tão grande no exterior quanto no Brasil. Passados cinco anos, o objetivo foi alcançado: a empresa paranaense duplicou de tamanho neste período e dobrou a produção, atingindo a marca de 2,3 milhões de implantes anuais contra os 880 mil fabricados em 2014.

A empresa se orgulha de contar com 1.600 empregados e manter metas audaciosas, como a construção de uma nova fábrica em Curitiba, em um momento em que muitas indústrias estão desacelerando. “Não queremos transformar a Neodent em uma segunda Straumann. Queremos transmitir esse orgulho para o exterior e estar sempre conectados ao Brasil”, afirma o CEO.

A companhia pretende se apoiar no alto nível de educação e profissionalismo da Odontologia brasileira para melhorar o desempenho e chegar a 20% de participação de mercado no exterior. Para isso, o investimento em lançamentos é contínuo, como a solução para fluxo digital chairside, que unifica os processos de criação, produção e instalação de implantes por meio de três equipamentos que podem ser instalados no consultório do implantodontista, tornando-o autossuficiente para o tratamento de pacientes.

TIME REFORÇADO

Em 2018, o Grupo Straumann trouxe para o Brasil a marca de alinhadores transparentes ClearCorrect, cujo tratamento pode ser acompanhado por meio de software e em fluxo totalmente digital, o que garante eficiência e previsibilidade. “A Ortodontia é uma área nova na cultura do Grupo, mas, no futuro, a ClearCorrect também será importante nos resultados da companhia”, resume Schupp.